invertido-pequeno.jpg

 

 

 

 

SOBRE OS CHARUTOS

Há uma ocasião para cada charuto e há um charuto para cada ocasião." 
                                                                           Zino Davidoff

images-8.jpeg

A HISTÓRIA DO CHARUTO

 

Infelizmente, talvez nunca se saberá a origem exata dos charutos. Não se sabe quem o inventou, sua forma original, e muito menos quem foi o primeiro fumante de charutos da história. Mas pode se ter certeza que o cultivo da Nicotiana tabacum teve início no continente americano (provavelmente na província de Iucatã) pelos maias provenientes da América Central.

Uma relíquia datada do século X, descoberta no território da Guatemala, mostra um maia fumando folhas de fumo juntas por um fio de barbante, amarradas na forma de um rolo. O único problema com essa evidência histórica sobre a invenção dos charutos, é que a civilização maia já tinha surgido há mais de dois milênios, portanto, não é possível determinar com precisão quando se fumou dessa forma pela primeira vez.

Nativos de outras áreas também fumavam tabaco por diversos motivos. Os norte americanos nativos, fumavam cachimbos como parte de suas celebrações espirituais; habitantes antigos da América do Sul fumavam folhas de fumo moído envolto em folhas de vegetais; e é conhecido o fato de que os astecas fumavam um caniço oco com tabaco em seu interior.

Raras são as evidências realmente precisas sobre os charutos e outras formas de consumir tabaco, mas pode-se dizer que o tabaco vem sido utilizado para fumar há milênios, e o charuto como é conhecido hoje se originou disso.
 

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Captura de Tela 2017-08-29 às 22.32.28.png

INTENSIDADE

Escala de intensidade Cubanos.jpg

PRINCIPAIS FORMATOS

 

Parejos: os charutos cilíndricos

Tradicionalmente, os coronas constituem o padrão pelo qual se medem todos os outros charutos. Em geral têm “pé” aberto, para que se possa acendê-los e “cabeça” fechada e arredondada, que precisamos corta-lo antes de fumar.

 

- Petit Corona: Esse corona curto costuma ter comprimento 4 ½ polegadas apenas e calibre entre 40 e 42.

- Corona: As dimensões tradicionais são comprimento entre 5 ½ e 6 polegadas e calibre entre 42 e 44.

- Churchill: Um formato corona grande. As dimensões tradicionais são comprimento 7 polegadas e calibre 48.

- Robusto: Um formato Churchill curto que é cada vez mais popular. O tamanho tradicional é um comprimento entre 5 e 5 ½ polegadas e um (atarracado) calibre 50.

- Corona Gorda: Esse longo formato robusto poderia denominar-se robusto extra, embora sua popularidade preceda a dos robustos. As medidas tradicionais são comprimento 5 ½ polegadas e calibre 46.

- Double Corona: As dimensões padrão são comprimento entre 7 ½ e 8 polegadas e calibre entre 49 e 52.

- Panatela: Tendo o formato de um corona mais longo e magro, as panatelas já foram mais populares. O comprimento varia entre 5 e 7 ½ polegadas e o calibre, entre 34 e 38.

- Lonsdale: Os Lonsdale costumam ser mais grossos que as Panatelas, embora mais longos que os coronas. O tamanho clássico é comprimento 6 ½ polegadas e calibre entre 42 e 44.



 

Figurados: os charutos não cilíndricos

Embora a maioria dos charutos sejam cilindros com uma única ponta arredondada, há vários formatos tradicionais mais inusitados: são os figurados. Os diferentes fabricantes interpretam diversamente os nomes. No entanto, ainda que não exista consenso absoluto, eis a aparência que os figurados tem em geral:

 

- Pirâmide: Um charuto bastante afilado que tem “cabeça” fechada e “pé” aberto e mais largo. Os exemplares desse tipo tem comprimento entre 6 e 7 polegadas, com calibre aproximadamente 40 na “cabeça” e entre 52 e 54 no “pé”.

- Belicoso: Tradicionalmente o belicoso é um pirâmide mais curto que tem comprimento 5 ou 5 ½ polegadas, geralmente calibre máximo 50 e afilamento mais curto e arredondado na “cabeça”. Os belicosos são freqüentemente coronas ou coronas gordas com cabeça afilada.

- Torpedo: O torpedo tem “pé” aberto,” cabeça” pontuda e centro abaulado.

- Perfecto: Assim como os torpedos, os perfectos tem “pé” fechado e centro abaulado. A diferença está em que a cabeça é arredondada e não pontuda. Os perfectos variam bastante no comprimento, indo de 4 ½ a 9 polegadas e podem ter calibre entre 38 e 48.

- Culebra: esse formato exótico, composto de três panatelas entrançadas e cintadas como se fossem um só. As três partes precisam ser destrançadas e fumadas separadamente. Em geral tem comprimento entre 5 e 6 polegadas e na maioria das vezes calibre 38.

- Diademas: Um charuto avantajado, com comprimento de 8 polegadas ou mais. A cabeça é fechada como o do perfecto, tendo um senhor calibre 52 ou mais. 
 

FORMATOS E TAMANHOS

Captura de Tela 2017-08-29 às 23.39.28.png
Captura de Tela 2017-08-29 às 23.39.49.png
Captura de Tela 2017-08-29 às 23.40.02.png

CONVERSÃO DE MEDIDAS

Captura de Tela 2017-08-29 às 23.00.23.png